QUEM SOMOS PDF Imprimir E-mail

O que é o NIT?

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) é definido na Lei de Inovação como sendo o núcleo ou órgão constituído por uma ou mais Instituição Científica e Tecnológica (ICT) com a finalidade de gerir sua política de inovação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia. O núcleo trabalha em conjunto com a pesquisa, o desenvolvimento, a ciência, a tecnologia e com as parcerias com a iniciativa privada.

Competências mínimas do NIT (Art. 16 da Lei 10.973 de 2004):

  1. zelar pela manutenção da política institucional de estímulo à proteção das criações, licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia;
  2. avaliar e classificar os resultados decorrentes de atividades e projetos de pesquisa para o atendimento das disposições desta lei;
  3. avaliar solicitação de inventor independente para adoção de invenção na forma do art.22;
  4. opinar pela conveniência e promover a proteção das criações desenvolvidas na instituição;
  5. opinar quanto à conveniência de divulgação das criações desenvolvidas na instituição passíveis de proteção intelectual;
  6. acompanhar o processamento dos pedidos e a manutenção dos títulos de propriedade intelectual da instituição;
  7. desenvolver estudos de prospecção tecnológica e de inteligência competitiva no campo da propriedade intelectual, de forma a orientar as ações de inovação da ICT; (Incluído pela Lei n° 13.243 de 2016)
  8. desenvolver estudos e estratégias para a transferência de inovação gerada pela ICT; (Incluído pela Lei n° 13.243 de 2016)
  9. promover e  acompanhar o relacionamento da ICT com empresas, em especial para as atividades previstas nos arts. 6° e 9°; (Incluído pela Lei n° 13.243 de 2016)
  10. negociar e gerir os acordos de transferência de tecnologia oriunda da ICT.

 

O NIT do IFSULDEMINAS foi criado pela Resolução 075/2010, aprovada pelo Conselho Superior, que tratou de sua Criação e de seu Regimento Interno. O NIT tem como objetivos orientar e conduzir todos os trâmites legais, previstos nas legislações, como registro, concessão e manutenção dos direitos relativos à propriedade intelectual na esfera institucional.

Está inserido na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PPPI, lotada na Reitoria, onde são executados todos os procedimentos internos para garantir a proteção dos produtos e/ou processos aqui gerados, por meio dos pedidos de registro e proteção em órgãos governamentais competentes para cada área.

Possui uma coordenação, lotada na Reitoria, e seis Escritórios Locais de Inovação e Tranferência de Tecnologia - ELITT nos seis Campi.

Equipe

Coordenadora do NIT: Adélia Mª S. D. de Oliveira

Coordenador do ELITT - Inconfidentes

Francisco Felipe Gomes de Sousa

Coordenador do ELITT - Machado

Leonardo Rubim Reis

Coordenador do ELITT - Muzambinho

João Marcelo Ribeiro

Coordenador do ELITT - Passos

Alessandro de Castro Borges

Coordenador do ELITT - Poços de Caldas

Bruno Eduardo Carmelito

Coordenador do ELITT - Pouso Alegre

Ronã Rinston Amaury Mendes

Representante de Carmo de Minas

Natália Moreira Mafra

Representante de Três Corações

Lourdes Aparecida Ribeiro

 

 

Missão

Fortalecer o relacionamento do IFSULDEMINAS com a comunidade, envolvendo órgãos de Governo, empresas e demais organizações da sociedade civil, com o objetivo de criar oportunidades para que as atividades de ensino e pesquisa se beneficiem dessas interações. E promover, como estratégia deliberada, a transferência do conhecimento em prol do desenvolvimento econômico, tecnológico e social do País.

 

Atividades

O NIT do IFSULDEMINAS cuidará dos pedidos de depósito de Patentes, registros de Marcas, Desenhos Industriais, Cultivares, Programas de Computador e Direitos Autorais, produzidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, com as seguintes ações:

  • Prospecção interna de ativos tecnológicos.
  1. Proteção à Propriedade Intelectual: prospectar patente, marca, direito autoral, desenho industrial e indicação geográfica. Proteção Sui Generis: cultivar, topografia de circuito integrado e conhecimento tradicional.
  2. Transferência de Tecnologia: prospectar empresas com potencial interesse nas tecnologias disníveis; atender empresas que procurem os pesquisadores ou o NIT; apoiar e orientar os pesquisadores que já tenham parceria com empresas; formular e adotar modelos de contratos; analisar e organizar o portfólio de tecnologias da ICT, definindo as estratégias de comercialização; avaliar e valorar suas tecnologias.
  • Disseminação da cultura de PI e de inovação.
  • Incubadora e Empresa Júnior.

 

Contato

NIT - Núcleo de Inovação Tecnológica

Rua Vicente Simões, 1111 – Bairro: Nova Pouso Alegre - CEP: 37553-465 - Pouso Alegre/MG

Telefone: (35) 3449-6278

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

 

 
..