Empresa Júnior

O que é uma Empresa Júnior

É uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos de um curso superior, cujos principais objetivos são: fomentar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação; aproximar o mercado de trabalho das academias e os próprios, além de uma gestão autônoma em relação à direção da faculdade ou centro acadêmico. Com a elaboração de projetos de consultoria na área de formação dos alunos. As Empresas Juniores contemplam as necessidades de três clientes principais:

1 – os alunos: que se utilizam da interação entre os membros da empresa e da troca de conhecimento e experiências para se desenvolverem pessoal, profissional e academicamente;

2 – as empresas: que se beneficiam com os projetos desenvolvidos pelos alunos, cujas características são a alta qualidade dos trabalhos, garantida pela orientação dos professores, e o baixo investimento, uma vez que as empresas juniores não visam o lucro. Assim, as empresas conseguem bons projetos a um custo muito baixo;

3 – as universidades: que são favorecidas pelo retorno em imagem institucional, garantido pela divulgação que as Empresas Juniores necessariamente fazem ao seu nome. As Universidades que investem nas Empresas Juniores tem o retorno de imagem e, também, um retorno no que diz respeito à atração de novas parcerias, alunos e clientes (no caso de prestação de consultorias etc).

Crie sua Empresa Júnior

- Reúna as pessoas – Monte um grupo de cinco ou seis estudantes e um professor-orientador.

2° - Quais serão os serviços prestados – Pense em quais serviços vocês prestarão, quais áreas da graduação abrangerão e que resultados vocês poderão gerar para a sociedade e realize benchmarks.

3° - Apresente sua ideia – Procure a Central de Empreendedorismo ou o ELITT no seu câmpus e mostre os resultados que poderão alcançar e o objetivo de criar uma Empresa Júnior.

4° - Consiga um espaço físico.

5° - Regularize sua EJ.

Passo a passo para constituir uma Empresa Júnior:

1. procurar o NIT ou ELITT dos câmpus;

2. elaborar o Plano de negócio;

3. criar razão social;

4. elaborar a Ata de fundação após a reunião das partes interessadas;

5. providenciar um contador;

6. é necessário ter um advogado;

7. elaborar o contrato de comodato com a prefeitura ou IFSULDEMINAS;

8. inscrever a Empresa Júnior na Secretaria da Receita Federal – CNPJ;

Obs.: Neste item não deverá inserir na razão social o termo 'Empresa Júnior', para que a empresa seja isenta do ISS;

9. adquirir o alvará de funcionamento junto à prefeitura onde o Câmpus esta localizado;

10. inscrição na Secretaria de Fazenda e Planejamento;

11. assinatura de convênio com a IES;

12. abrir conta corrente (Nome do diretor geral e diretor financeiro);

13. solicitar a Nota fiscal;

14. sendo uma associação civil, sem fins lucrativos, a Empresa Júnior deverá constituir-se através de um Estatuto, e registrá-lo no Cartório Civil de Pessoas Jurídicas.

EMPRESAS JUNIORES DO IFSULDEMINAS

UMA PARCERIA ENTRE A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO - PPPI E A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - PROEX PARA FOMENTAR O EMPREENDEDORISMO NO IFSULDEMINAS

Empresa Júnior de Informática e Redes de Computadores - ITECH

Câmpus Inconfidentes

É uma associação civil sem fins lucrativos, com fins educativos, localizada na cidade de Inconfidentes, comarca de Ouro Fino - MG que realiza estudos e elabora diagnósticos e relatórios sobre assuntos específicos inseridos em sua área de atuação.

Participa das necessidades da comunidade, como o “Dia de Cooperar”, em Inconfidentes, onde coletaram o lixo eletrônico para reciclagem. Depois de reformados por eles, os eletrônicos serão doados. Na entrevista: “Estamos fazendo um serviço útil por recolher equipamentos que são lixo eletrônico e, depois de reciclados, disponibilizar isto para outras pessoas, para a inclusão social”, explicou o coordenador da Empresa Júnior, professor Ivan Paulino, destacando que o material recolhido será recomposto e doado para instituições filantrópicas.

Agrovantec Jr. Cultivando Inovações

Câmpus Machado

A Agrovantec Jr. é uma empresa que trabalha com consultoria agrícola e geoprocessamento a um custo reduzido comparado ao Mercado.

Apresenta em Feiras, como a FEMAGRI – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas - no seu 14° Evento, seus projetos, como o de utilização de drones que, segundo o Coordenador de eventos de Machado, Jonathan Ribeiro de Araújo, serve para realização de técnicas de Georreferenciamento em propriedades rurais.

IFEMAC Jr. Consultoria

Câmpus Machado

A IFEMAC Jr é uma empresa de consultoria administrativa de organização de eventos e investimentos financeiros, organizada por alunos graduandos de Administração, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - IFSULDEMINAS, que contam com o suporte de conceituados professores, mestres e doutores, buscando soluções inovadoras para empreendedores e empresas.

AGRIFORTJr. Eventos - Consultoria Agronômica

Câmpus Muzambinho

Criada em 23/12/13, a AGRIFORT Jr. tem a missão de “repassar aos produtores rurais da região, as inovações e tecnologias da produção agrícola", comentou o presidente da AGRIFORT Jr., Rodrigo Moreira Albano da Silva.

Organiza junto ao IFSULDEMINAS e à COOXUPÉ, o SIMPAS - Sistemas Integrados de Manejo na Produção Agrícola Sustentável - no seu 65º evento, possibilitando o contato dos produtores rurais da região com pesquisas e assuntos importantes para a agropecuária.

Participa de Feiras como a FEMAGRI – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas – em Guaxupé, no seu 14° evento, divulgando aos produtores e visitantes, eventos relacionados à inovações agrícolas, como a edição do ENCONTEC 2015 - Encontro Tecnológico do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho, que incluiu a Feira Tecnológica que apresentou diversos maquinários agrícolas e contou com cerca de 100 produtores rurais.

..