Destaques


 

"Minha primeira patente" é um conjunto de ferramentas simples desenvolvidas pelo INPI para auxiliar o inventor e/ou depositante nacional a depositar seu pedido de patente, a acompanhar seu trâmite e a controlar o pagamento das anuidades.

Esse conjunto de ferramentas não dispensa a leitura da legislação sobre patentes, mas pode ser um bom começo para quem não está familiarizado com o assunto.

 

 Para depositar seu pedido de patente, você precisa basicamente de duas coisas:

  • redigir o pedido conforme as normas do INPI e com as informações mínimas exigidas por lei;
  • acompanhar o trâmite do processo respondendo às comunicações do INPI no prazo e pagar as taxas também no prazo. 

Para te ajudar nisso, desenvolvemos ferramentas que vão te auxiliar no processo.

 

 

 


 

innovation summit

 

Innovation Summit Brasil 2019 reúne 1.300 participantes e mostra força da colaboração em prol da inovação

Entre os dias 12 e 14 de agosto, a capital catarinense, Florianópolis, foi palco da primeira edição do Innovation Summit Brasil, realizado pela Rede Nacional das Associações de Inovação e Investimentos (RNAII), com correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e apoio local da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) e do Sapiens Parque.

Foram três dias de atividades intensas, com workshops, encontros, reuniões de trabalho,  conferências, cursos, fóruns, plenárias temáticas e sessões técnicas de apresentação de artigos das sete associações que compõem a RNAII: a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti),  a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), a Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (Abvcap), a Anjos do Brasil, a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec).

SAIBA MAIS

 

aranha

 

“Sem a união do ecossistema, não há inovação”, diz presidente da Anprotec

Para José Alberto Sampaio Aranha, diversas entidades de fomento ao empreendedorismo devem se conectar para fortalecer as startups brasileiras

Empresas & Negócios

 

 

 

 

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), estão elaborando um hub virtual de inovação para uma rede de negócios focada em conectividade, articulação institucional e parcerias.

# O Brasilianista

 

 

 

 

 Marco Legal das Startups pauta o último dia de Innovation Summit Brasil

O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, participou do painel “O Brasil Pós Reformas: Como ficam a Competitividade e a Inovação?” e ressaltou que, hoje, o país é das pequenas empresas “O que precisamos é torná-las ainda mais produtivas”pequenas empresas.

Da Costa afirmou que o projeto de lei que cria o Marco Legal de Startups deverá ser encaminhado ao Congresso Nacional até o final de 2019. A iniciativa tem o objetivo de contribuir para simplificar o ambiente de negócios e estimular o surgimento de novas empresas com esse perfil.

Empresas & Negócios

 

 

Fórum Sebrae de Inovação encerra o Innovation Summit Brasil e transforma o centro de eventos em um milharal

SAIBA MAIS

 


 

 

POLO EMBRAPII

Captação de recurso externo está estimada em mais R$ 1 milhão

 

SAIBA MAIS

 


Currículo Lattes

NOVAS FUNCIONALIDADES DA PLATAFORMA LATTES

Você sabia que a Plataforma Lattes permite que o pesquisador insira em seu currículo o status do seu pedido de patente? O objetivo é estimular o uso das patentes como instrumento de trabalho da comunidade científica, além de permitir que órgãos de fomento, como o CNPq, considerem a Propriedade Intelectual nos seus editais de fomento para pesquisa. A novidade é resultado da parceria entre o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Confira o vídeo e entenda como funciona:

https://www.facebook.com/inpibrasil/

https://twitter.com/inpibrasil

Saiba mais sobre a Informação Tecnológica contida em documentos de patentes: http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/informacao/guia-basico-informacao-tecnologica
 
Saiba mais sobre a Propriedade Intelectual no CNPq: http://www.cnpq.br/web/guest/sespi

 

 

 

 

..